O Sistema de Extinção Automática de Incêndios desenvolvido pela FirePro, com tecnologia inovadora, utiliza os aerossóis sólidos como agente extintor sem recurso a qualquer composto pirotécnico.
Apresentado no estado sólido e não gasoso, aumentando assim a sua eficácia na relação de 1:40, quando comparado com gases inertes (p.e.). Esta tecnologia evita também a necessidade de compartimentos especiais para armazenamento dos cilindros de gases pressurizados, instalações mecânicas invasivas, complexas e dispendiosas e a sua permanente manutenção, designadamente controlo de fugas e testes hidráulicos.
Está desenhado e certificado para funcionar por inundação total do volume a proteger. Graças à sua elevada eficácia, os sistemas FirePro apresentam-se com dimensões reduzidas, permitindo uma montagem extremamente facilitada e na maioria das aplicações na origem do incêndio.
O sistema de extinção automática de incêndios da FirePro é baseado num composto sólido designado FPC (FirePro Compound), rico em sais de potássio (K), que quando ativado, transforma-se rapidamente num poderoso aerossol o qual permite a extinção de incêndios de classe A; B; C e F (segundo EN2) e A; B e C (segundo NFPA 10).
O aerossol produzido, ativa ao nível molecular a reação química do fogo, reagindo com os radicais livres, transformando-os em elementos estáveis, efetuando deste modo a extinção do incêndio sem recurso à perigosa redução de oxigénio ou ao abaixamento da temperatura.
Desta forma todos os ativos na zona de extinção que não foram afetados diretamente pelo fogo ficam protegidos e sem qualquer dano.
Substitui facilmente os sistemas complexos de gases halogéneos, CO2 e inertes. Quando comparado com outros agentes extintores, o FirePro é mais eficiente.
Na imagem ao lado está representada a quantidade relativa necessária do composto FPC do FirePro em comparação com outros agentes.
Devido à sua elevada eficácia, a oferta de soluções FirePro é composta por geradores de pequena dimensão apropriados para a extinção localizada dos incêndios como no interior de quadros elétricos, tetos falsos e pisos técnicos, bastidores, compartimentos de motores de veículos, etc...
Possui selo ambiental
EUROPEAN GREEN LABEL.